Um Blog é um espaço virtual onde se pode partilhar diversas opiniões, comentários, ideias e sugestões sobre uma determinada temática.

Ora, 'Desabafos surpreendentes' é com certeza um espaço social onde irei apresentar e debruçar sobre, várias perspectivas, uma determinada realidade que poderá suscitar o interesse de diversos intervenientes.

Cada indivíduo, aceite pelas suas semelhanças e diferenças, poderá interagir nas discussões produtivas sobre as diversas temáticas.

Bem-vindo ao seu blog de eleição

Sinceramente,

Hugo Oliveira

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Olhar o prisma de outra perspetiva!


A situação atual do nosso país leva-nos ao pessimismo e à desgraça. Mas isso, no meu entender, só nos leva ao abismo. Por isso, recomendo a mudança de paradigma, tendo em conta os seguintes aspetos. 
A sustentabilidade e a produtividade são dois desígnios para o presente e futuro da nossa sociedade. Estes conceitos devem ser transversais em toda a nossa ação. Ou seja, deve-se tê-los em conta quando se descreve as linhas orientadoras, define os objetivos, concretiza e avalia a nossa ação. Para que não haja dúvidas, sustentabilidade consiste na habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. Fato que está intrinsecamente ligado ao conceito da produtividade.
A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. Para esclarecer melhor este último conceito, é importante definir produção. Este é definido como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos). Por sua vez, os fatores de produção são definidos como pessoas, máquinas, materiais e outros.
Posto isto, é imprescindível avaliarmos a nossa produção, com o intuito de sabermos se estamos na direção certa ou não. Para tal, é preciso ter por base que quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade. Devo acrescentar que o grau de produtividade de um agente económico é, regra geral, um dos melhores indicadores para a medição do nível de eficiência e eficácia do mesmo.
Num sentido mais prático, penso que cada um de nós deverá olhar primeiro para as suas reais necessidades, tendo em conta os seus recursos disponíveis. Após essa avaliação, devemos optimizar a nossa capacidade de trabalho com o objetivo de produzir, indo ao encontro das nossas necessidades. Agora, é aqui que entra o conceito de auto sustentabilidade, ou seja, ter a capacidade de gerar, com recursos próprios, a sustentabilidade de uma ação ou projeto. Quero com isto dizer que devemos ter a habilidade de sustentar ou suportar as condições satisfatórias das nossas necessidades. Esta é, sem dúvida, uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a permanência, em certo nível, por um determinado prazo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário